A ESTRUTURA

O Naos Ekatis é formado por uma estrutura de 13 thiasoi (θίασοι), sendo que cada thiasos (grupo de celebrantes) possui um número incontável de oikoi (οικοι) e é dedicado a um dos treze principais aspectos de Hécate.

A oikos é a família propriamente dita e todo o âmbito familiar. Traduzindo, oikos (οίκος) significa “lar” e, assim como um lar, a oikos possui suas próprias leis e regras, tendo como obrigação seguir apenas o que for pertinente ao seu thiasos e ao Demo (Δεμο - povo) da Naos Ekatis, podendo, portanto, criar seus próprios elementos contanto que não se descaracterize do restante e mantenha o mesmo “modus operandi”.
Cada oikos é composta por um casal de sacerdotes que forma o seu núcleo assim como pelos suggeneis (συγγενείς - parentes), ou seja, os mýstes (μύστες - iniciados) diretos deste casal.
Os neophytoi (νεόφυτοιdedicados/iniciantes) do casal e os neophytoi e/ou mýstes dos suggeneis que ainda não saíram para fundar sua própria oikos formam o corpo dos oikeioi (οικείοι-familiares).
Qualquer membro de outra oikos é considerado kidesteis  (κηδεστής), ou seja, é aparentado por aliança e reconhecido como membro da Naos Ekatis pelos demais, no entanto não têm relação direta com ninguém a não ser os membros de sua própria oikos.
Os praticantes solitários que não queiram se vincular a uma oikos também serão considerados como kidesteis.
Aqueles que ainda não passaram pelos rituais de dedicação mas que estão em processo de avaliação para tal são os phíloi (φίλοι-amigos).